"GNR dá senhas de combustível a jovens 100% cool"
ouvi na TV e não quis acreditar.
yive de ir procurar no jornal. Encontrei aqui, no JN online.
confesso que me criou em mim sentimentos contraditórios.
se por um lado a campanha 100% cool - que consiste em incentivar que, num grupo de amigos, haja um que não beba para conduzir em segurança - me parece tremendamente válida e necessária, por outro lado a ideia de dar vales de combustível, ou, dito de outra forma, premiar quem conduz sem beber parece-me uma coisa terrivelmente errada, mais do que pelo acto em si, pela filosofia que o suporta. porque se premiamos quem simplesmente cumpre a lei nesse aspecto, pois então premeie-se quem não rouba, etc., ou seja, quem não comete crimes. se o assunto não fosse tremendamente sério, poderia brincar e dizer, "bom, eu não me drogo, e hoje até pude conduzir contra a mão e não conduzi: estou a juntar "pontos" para a viagem às maldivas."
mas o mais grave, como dizia, não é o acto em si, mas o conceito que o suporta: não cumpro a lei porque a lei tem valor, mas porque tenho medo da punição, ou simplesmente porque quero ser recompensado?
é um problema antigo, eu sei, e talvez seja de mim, mas este conceito parece-me profundamente perigoso, e agir de acordo com ele, ainda mais perigoso.
tenho andado a pensar nisto, e ainda não digeri completamente esta situação. acho que um destes dias voltarei a ela.